Um lactente de 10 meses de vida é levado pela mãe à unidade de pronto atendimento infantil devido à febre alta com 48 horas de evolução, associada a vômitos e inapetência. Nega alergia medicamentosa. Vacinação em dia. Infecção do trato urinário (ITU) aos sete meses com tratamento ambulatorial. Nega demais comorbidades. Ao exame físico encontrava-se irritado, febril (38,1 °C), corado, hidratado, acianótico, anictérico, sem outras alterações. Coletadas urina rotina (EAS), Gram de gota e urinocultura (URC) por cateterismo vesical que evidenciou esterase leucocitária positiva, nitrito positivo, piócitos campos repletos, presença de bastonetes Gram-negativos; URC em andamento. Considerando a hipótese diagnóstica desse caso, assinale a alternativa correta.
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
lactente-10-meses-vida1069e5fb666
A
Devido à alta sensibilidade e especificidade dos componentes alterados do EAS e do Gram de gota, a coleta de urinocultura para confirmação diagnóstica de ITU torna-se dispensável.
B
A urinocultura é o método padrão-ouro para a confirmação do diagnóstico de ITU, sendo que o método de coleta não interfere na avaliação do resultado.
C
O tratamento deve ser instituído precocemente. A alteração do estado geral e os vômitos tornam esse paciente elegível ao tratamento parenteral.
D
O tratamento parenteral deve ser mantido por 10 dias, para reduzir o risco de formação de cicatriz renal.