Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2023
Residência (Acesso Direto)
lactente-10-meses78b14e6442
Um lactente de 10 meses de idade, previamente hígido, dá entrada no pronto-socorro infantil com vômitos (apresentando de 2 a 3 episódios por dia) e com diarreia (de 7 a 8 episódios por dia) há 2 dias. A mãe nega a presença de sangue nas fezes. Ao exame físico, o paciente apresenta-se inquieto, demonstrando sede, chorando sem lágrimas, com olhos fundos e pulsos rápidos. 

Nesse caso hipotético, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, há indicação de
A
hidratação endovenosa com alíquotas de 20 mL/Kg de SF 0,9% em 30 minutos até o reestabelecimento da hidratação, com reavaliações dos sinais clínicos após cada expansão.
B
administração de antiemético seguida de solução de reidratação oral, que deve ser oferecida em um volume aproximado de 50 a 100 mL/Kg em 4 a 6 horas.
C
hidratação endovenosa e introdução de antibioticoterapia; se paciente evoluir com hidratação e melhora clínica, deve receber alta com terapia de reidratação e de antibiótico por via oral.
D
reidratação via oral, que deve ser oferecida em um volume aproximado de 50 a 100 mL/Kg em 4 a 6 horas; se mantiver os mesmos sinais de desidratação na reavaliação, deve-se modificar a terapia de reidratação para via endovenosa.
E
reidratação via oral, que deve ser oferecida em um volume aproximado de 50 a 100 mL/Kg em 4 a 6 horas; se evoluir com desparecimento dos sinais de desidratação, deve-se dar alta com indicação de dieta habitual, solução de reidratação oral após evacuações e zinco por 10 a 14 dias.