Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2019
Residência (Acesso Direto)
lactente-masculino-ano12637a1c1ae
Um lactente, masculino, um ano e 6 meses, é trazido pela mãe ao pronto atendimento com história de diarreia intensa há 4 dias. A mãe relata eliminações explosivas, fétidas e volumosas, sem presença de muco, pus ou sangue. Nega febre. Há dois dias, evoluiu com irritabilidade, choro intenso e recusa parcial da dieta. Há um dia, a mãe relata que o menor está sedento, ingerindo rapidamente todo o volume de água ofertado. Ao exame se apresentava irritado e choroso. Lágrimas ausentes e olhos fundos. Desaparecimento lento do sinal da prega, pulso fraco. Temperatura axilar: 37°C; frequência respiratória: 25 irpm; frequência cardíaca: 100 bpm; e saturando a 99% em ar ambiente. 

Em relação ao paciente descrito, assinale a alternativa que corretamente descreve o quadro e indica o tratamento:
A
Sem sinais de desidratação. Ofertar Solução de Reidratação Oral (SRO), 100-200 ml, após cada evacuação diarreica.
B
Quadro de desidratação grave, sendo indicada fase rápida com soro fisiológico 0,9% (20 ml/kg). Repetir essa quantidade até que a criança esteja hidratada.
C
Quadro de desidratação, sendo indicada administração da solução de reidratação oral, 50-100 ml/kg, durante o período de 4-6 horas, em unidade de saúde.
D
Quadro de desidratação, sendo indicada administração da solução de reidratação oral, 50-100 ml/kg, durante o período de 4-6 horas em unidade de saúde. Se desaparecerem os sinais de desidratação, indicar gastróclise.
E
Quadro de desidratação grave, sendo indicada sonda nasogástrica com oferta de 50- 100 ml/kg, durante as 4-6 horas na unidade de saúde.