A legislação brasileira atual (setembro de 2017), por Portaria do Ministério da Saúde, prevê para os médicos critérios de notificação obrigatória de agravos de saúde relacionados ao trabalho. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Todos os médicos estão obrigados a notificar “compulsoriamente”, conforme dados da ficha SINAN, os casos atendidos de acidente com material biológico e no prazo de uma semana.
( ) Asma ocupacional não deve ser notificada na ficha como intoxicação exógena, mas como pneumoconiose, por ser doença respiratória.
( ) Em caso de atendimento de aborto relacionado ao trabalho, todos os médicos devem notificar compulsoriamente, por telefone, em 24 horas, a autoridade epidemiológica do seu município.
( ) Para o médico que atende fora de uma Unidade Sentinela (de vigilância epidemiológica e de saúde), é compulsória a notificação de casos de PAIR e LER/DORT.
( ) A informação do diagnóstico codificado (CID-10), tanto na ficha do SINAN quanto na guia da CAT, tem funções epidemiológicas diversas, é considerada procedimento ético, não necessita autorização do paciente e é compulsória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.