As leishmanioses são enfermidades causadas por várias espécies de protozoários digenéticos do gênero Leishmania, que acometem o homem e diferentes espécies de animais silvestres e domésticos. Amplamente distribuída em todo o mundo, a leishmaniose tegumentar também é encontrada no continente americano, onde é chamada de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são onde se concentra o maior número de casos dessa doença. A respeito dessa doença, é CORRETO afirmar:
Questão
GO - Fundação Banco de Olhos de Goiás - FUBOG
2024
Residência (Acesso Direto)
leishmanioses-sa749b4cdc8a
A
O diagnóstico diferencial das formas cutâneas engloba: esporotricose, úlceras traumáticas, úlceras de estase, cromomicose e paracoccidioidomicose.
B
A forma mucosa apresenta comumente uma lesão no septo nasal, iniciando como granuloma e evoluindo lentamente para a perfuração do septo, tendendo à cicatrização espontânea.
C
A forma cutânea disseminada apresenta-se por extensas lesões ulceradas, acometendo principalmente palma das mãos e sola dos pés.
D
A reação intradérmica de Montenegro traduz a resposta alérgica de hipersensibilidade retardada ao Leishmania braziliensis e, se positivo, confirma o diagnóstico de LTA.