O leite materno tem propriedades que o tornam o melhor alimento para o bebê. Sendo assim não é suficiente que o profissional de saúde, tenha apenas conhecimentos técnicos-científicos em relação ao leite materno humano e seus pretensos substitutos (leites artificiais). Para além do conhecimento técnico-científico, esse profissional deve desenvolver habilidades e atitudes necessárias, que o levem a exercer uma boa e eficiente comunicação com a nutriz e a família, de forma a identificar as dúvidas e dificuldades apresentadas na implantação e manutenção do aleitamento materno, e assim poder dar o suporte necessário à amamentação em diversos momentos, desde as primeiras horas após o nascimento, seguindo-se até os dois anos ou mais. Considerando a orientação no que se refere à armazenagem e oferta do leite materno a uma nutriz que voltou a trabalhar, e ainda está amamentando, analise as afirmativas abaixo:
I - No trabalho, a mãe pode tirar o leite ordenhado, guardá-lo em um frasco de vidro com tampa plástica e armazená-lo, em refrigeração por até 24 horas.
II - O leite materno estocado, não deve ser fervido, deve ser aquecido em banho Maria.
III - A conservação e a validade do leite materno cru no freezer, tem por norma, ser de até seis meses.
IV - O leite ordenhado e estocado que foi aquecido, e não foi usado, será descartado, apenas após completar às 12 horas de armazenamento.
V - O excesso de leite ordenhado pode ser doado para um Banco de Leite Humano (BLH), devendo ser congelado imediatamente após a ordenha.
É correto o que se afirma em: