Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
levantamentos80df20bed5
Os levantamentos estatísticos mostram atualmente que os danos causados pela iatrogenia são alarmantes, frutos do sobrediagnóstico e sobretratamento. Com base no “primum non nocere” hipocrático surgiram vários movimentos alertando sobre os excessos de intervenções. Entre esses, ChoosenWisely, Slow Medicine, RightCare Alliance e, especialmente, a Prevenção Quaternária, que pode ser conceituada como ação para; (GUSSO, Gustavo D. F., LOPES, Jose M. C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Pratica. Porto Alegre: ARTMED, 2012, Pg: Páginas 208)
A
tratar pacientes portadores de um agravo não detectado em prevenção primária, secundária e terciária.
B
evitar ou remover a causa de um problema de saúde em um indivíduo ou população antes que ele se manifeste. 
C
detectar um problema de saúde em estágio inicial em um indivíduo ou população, facilitando, dessa forma, a cura, ou reduzindo sua progressão.
D
reduzir os efeitos crônicos de um problema de saúde em um indivíduo ou população, minimizando o prejuízo funcional em consequência de problema de saúde agudo ou crônico.
E
identificar paciente ou população em risco de supermedicalização, para protegê-los de uma intervenção médica invasiva e sugerir procedimentos científica e eticamente aceitáveis.