Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2022
Residência (Acesso Direto)
manejo-farmacologico310c30f04d
O manejo farmacológico da asma mudou consideravelmente nas últimas décadas. Com base no entendimento de que a asma é uma doença heterogênea e complexa, com diferentes fenótipos e endótipos, assinale a afirmativa correta.
A
A indicação de imunobiológicos disponíveis está inserida na etapa 5 do tratamento da asma, segundo o documento GINA, e o fenótipo que melhor responde a esse tratamento é o de não alérgicos e não eosinofílicos.
B
O uso de beta-2-agonista de curta ação é indicado em pacientes com quadro de asma parcialmente controlada, sem a necessidade do uso de corticosteroides.
C
O tratamento poderá ser direcionado apenas em quadros de exacerbação, aumentando ou reduzindo a dose de medicação anti-inflamatória, sempre associada a broncodilatadores.
D
As evidências de estudos baseados em escarro induzido mostram que a maioria dos asmáticos é portadora de doença do tipo concordante, ou seja, à medida que aumenta a inflamação das vias aéreas, aumentam os sintomas e, à medida que diminui a inflamação das vias aéreas, diminuem os sintomas.