Em relação ao manejo dos pacientes vítimas de trauma abdominal por arma branca, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
MA - Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Hospital Universitário Presidente Dutra)
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
manejo-pacientes1794193ca5
A
Os ferimentos abdominais anteriores por arma branca são penetrantes (violam a cavidade peritoneal), em 50 a 75% dos casos; por sua vez, 50 a 75% dos ferimentos penetrantes determinam algum tipo de lesão que necessite de reparo cirúrgico.
B
A maioria dos pacientes com trauma abdominal penetrante, que demanda reparo cirúrgico das lesões, apresenta um ou mais dos seguintes achados: comprometimento hemodinâmico, evisceração, impalamento, peritonite ou peritonismo.
C
O trauma penetrante na região de transição toracoabdominal pode determinar lesões tanto torácicas como abdominais, nesse cenário, a avaliação ultrassonográfica focal do abdome em pacientes vítimas de trauma (FAST) pode elucidar a presença de sangue na cavidade torácica e/ou abdominal e saco pericárdico.
D
O trauma abdominal penetrante no flanco ou dorso está associado com maior probabilidade de lesões significantes em comparação com os ferimentos no abdome anterior ou região de transição toracoabdominal.
E
O reconhecimento da morbidade e custos associados à laparotomia não terapêutica tem direcionado a adoção de estratégias de manejo seletivo nos pacientes com ferimentos abdominais anteriores por arma branca.