Questão
MA - UDI Hospital
2020
Residência (Acesso Direto)
manejo-prevenca43c0c67c83
O manejo da prevenção da infecção do sítio cirúrgico (ISC) leva em consideração fatores de risco e conhecimento acerca do patógeno, além da escolha de antibiótico ideal, de maior eficácia, com espectro de ação mais estreito. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
A
O preparo mecânico e a descontaminação oral com neomicina + metronidazol via oral na véspera de uma colectomia direita eletiva por neoplasia de cólon são indicados e evitam a profilaxia endovenosa na indução anestésica.
B
As cefalosporinas são antibióticos betalactâmicos muito usados na profilaxia da ISC, agindo, no envelope celular, como bactericidas.
C
Na colecistectomia laparoscópica eletiva por colelitíase, em paciente sem fatores de risco para ISC, está indicada a cefoxitina 2 g EV na indução anestésica, permanecendo, no pós-operatório, por 48 horas.
D
A hemorroidectomia Milligan-Morgan é uma cirurgia contaminada, pois o ânus é um tecido colonizado por flora microbiana abundante, de difícil descontaminação, e há uma ferida traumática aberta e com contaminação grosseira durante a cirurgia, devendo ser realizada antibioticoterapia.
E
Obesidade, desnutrição, diabetes mellitus, tabagismo e infecções coexistentes são fatores de risco para ISC comumente observados nos pacientes que serão submetidos a cirurgia bariátrica, e, por esse motivo, a antibioticoprofilaxia deve ser mantida durante toda a internação.