Na manhã de sexta-feira, durante o Ambulatório de Nódulos Hepáticos do Serviço de Cirurgia Geral, 3 casos chamaram a atenção da equipe de médicos residentes. São eles:
I. Mulher de 32 anos, assintomática e em acompanhamento por 2 nódulos hepáticos de 2 e 3cm, localizados nos segmentos hepáticos VI e VIII, característicos de hemangiomas nos exames de imagem. Na consulta médica, a paciente pergunta se a presença dos hemangiomas contraindica seu desejo de engravidar e se não estaria indicado quimioembolização dos seus nódulos.
II. Mulher de 40 anos, assintomática e em acompanhamento por 1 nódulo hepático de 4cm, localizado no segmento hepático II, característico de hiperplasia nodular focal nos exames de imagem. Na consulta médica, a paciente pergunta se não estaria indicada a cirurgia para remoção da hiperplasia nodular focal e se haveria proibição para uso de método anticoncepcional oral.
III. Mulher de 38 anos, assintomática e em acompanhamento por 1 nódulo hepático de 3,8cm, localizado no segmento hepático IVa, característico de adenoma hepatocelular nos exames de imagem. Na consulta médica, a paciente pergunta se existe a possibilidade de transformação neoplásica maligna desse tipo de nódulo.
Sobre as dúvidas das pacientes é CORRETO afirmar: