Em maternidade, nasceu uma criança cuja mãe apresenta história de sífilis tratada durante o pré-natal (diagnóstico por VDRL 1:32). A mãe refere que fez uso de 2.400.000 UI de penicilina benzatina, durante 3 semanas seguidas (intervalos de 7 dias entre as doses). O parceiro não recebeu tratamento, mas a mãe refere que não teve mais relação sexual com ele. O VDRL da mãe no momento do parto da mãe foi 1:2, e do RN, após o nascimento, foi não reagente. Ao exame físico, o recém-nascido encontra-se assintomático. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2022
Residência (Acesso Direto)
maternidade-nasceu957bd8cd23
A
Essa criança deve ser notificada como caso de sífilis congênita, e deve-se iniciar tratamento com penicilina.
B
Para definir a conduta terapêutica, é necessário completar a investigação com radiografia de ossos longos e análise do líquor.
C
O recém-nascido deve ser acompanhado laboratorialmente, com VDRL controles (1, 3, 6, 12 e 18 meses), até a obtenção de dois exames negativos.
D
Caso o líquor desse recém-nascido apresente 20 células e 80 mg/dL de proteína, ele deve receber 10 dias de penicilina cristalina.
E
Não há como definir e nem como tomar conduta nesse caso, pois o diagnóstico materno não foi confirmado com teste treponêmico durante o pré-natal.