O matriciamento, ou apoio matricial, é um novo modo de promoção de saúde, em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico- terapêutica. Na situação específica do Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil, as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam como equipes de referência interdisciplinares, atuando com uma responsabilidade sanitária, que inclui o cuidado longitudinal, além do atendimento especializado que realizam concomitantemente. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
SP - Universidade de Taubaté - Unitau (Hospital Universitário de Taubaté)
2020
Residência (Acesso Direto)
matriciamento-ou-apoio813c257716
A
O apoio matricial é distinto do atendimento realizado por um especialista dentro de uma unidade de atenção primária tradicional.
B
O matriciamento deve proporcionar a retaguarda especializada da assistência, assim como um suporte técnico-pedagógico, um vínculo interpessoal e o apoio institucional no processo de construção coletiva de projetos terapêuticos junto à população.
C
Os instrumentos do processo de matriciamento são: elaboração do projeto terapêutico singular, interconsulta, consulta conjunta, visita domiciliar conjunta, contato a distância (uso do telefone e de outras tecnologias de comunicação), genograma e ecomapa.
D
No processo de construção coletiva do projeto terapêutico entre as duas equipes – a de referência e a de apoio matricial –, profissionais de diversas especialidades compartilham o seu saber ao se depararem com a realidade exposta.
E
Matriciamento abrange o encaminhamento ao especialista, o atendimento individual pelo profissional de saúde e a intervenção psicossocial coletiva realizada apenas pelo médico.