A medicina com base em evidências (MBE) é um paradoxo que mudou a forma de se praticar a medicina no mundo. O artigo de 1996, de David Sackett, intitulado Evidence based medicine: what it is and what it ins't, define a conceitualização primordial do conceito. Na pandemia de covid‑19, esse conceito foi posto à prova com diversos profissionais de saúde lançando mão de terapias hoje sabidamente inefi cazes para o tratamento da infecção por SARS‑CoV‑2. Um dos tratamentos mais polêmicos foi o uso de ivermectina em quadros com gravidade variável. A respeito da MBE e do uso de ivermectina para a covid‑19, é correto afirmar que o(a)
Questão
SP - Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ (Hospital Universitário de Jundiaí)
2024
Residência (Acesso Direto)
medicina-com107dcfdb8fa
A
espera por novos dados da literatura, para a tomada de decisão clínica, é um processo que aumenta o risco, por atrasar o início dos tratamentos.
B
ausência de dados da literatura em situações extremas justifica condutas clínicas fundamentadas na autonomia profissional.
C
experiência profissional, que não faz parte da MBE, foi o principal argumento de muitos profissionais para justificar o uso da droga.
D
desejo do paciente é superior aos dados da literatura e da experiência profissional na tomada de decisão clínica.
E
decisão clínica fundamentada em erro e em acerto justifica erroneamente as condutas inseguras.