Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
medico-acompanha133b9177fb9
Um médico acompanha em uma unidade de saúde um paciente de 89 anos com sequelas de um Acidente vascular encefálico que ocorreu há 2 anos, desde então o paciente encontra-se acamado, com traqueostomia e se alimentando por meio de gastrostostomia, totalmente dependente e pouco comunicativo. Nesse período vem apresentando vários episódios de pneumonia, que vêm sendo tratados em casa, uma vez que família não deseja internamento hospitalar, pois o paciente já havia manifestado previamente que não gostaria de “ficar nessa situação”. Há 3 dias passou a apresentar febre alta e piora do padrão respiratório, ele optou por manter o suporte domiciliar, porém hoje foi acionado, pois o paciente havia sido encontrado pela manhã sem pulso e irresponsivo. Ao avaliar o paciente, é constatado o óbito.

Sobre a condução do caso, assinale a alternativa CORRETA.
A
O paciente já possuía indicação para cuidados paliativos, portanto a conduta foi correta ao evitar procedimentos obstinados contra a vontade do paciente.
B
A conduta do médico assistente foi negligente pois o paciente deveria ter sido conduzido para serviço de emergência por meio de unidade de atendimento móvel, uma vez que estava apresentando complicações de uma condição clínica potencialmente fatal.
C
A conduta do médico foi correta ao não encaminhar o paciente para serviço de emergência respeitando a decisão do paciente, porém foi imprudente ao não empreender com manobras de ressuscitação cardiopulmonar ao encontrar o paciente sem pulso.
D
A conduta do médico fere o princípio da preservação da vida, uma vez que o paciente apresentava risco de morte, portanto deveria ter sido conduzido para serviço hospitalar à revelia da família.
E
A conduta do médico foi parcialmente correta, ao respeitar o desejo do paciente em não ser hospitalizado em serviço terciário, no entanto, ele deveria ter acionado o serviço de emergência no momento da piora clínica para atendimento em unidade de atenção secundária, como uma UPA.