O médico da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) orientou um Agente Comunitário de Saúde (ACS) para contribuir na prevenção da violência contra crianças e adolescentes. O ACS deveria identificar ou levantar suspeitas de maus tratos, negligência, exploração sexual, abuso sexual, exploração do trabalho infantil e, se necessário, fazer o encaminhamento para a Unidade de Saúde (US). Sobre essa situação, o médico da ESF:
Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2019
Residência (Acesso Direto)
medico-equipe6490dd137f
A
É o profissional que possui, com exclusividade dentro da equipe da ESF, a atribuição de identificar ou levantar suspeitas de maus tratos, negligência, exploração sexual e abuso sexual e, se necessário, fazer o encaminhamento para a US.
B
Não tem atribuição de orientar outro profissional da equipe da ESF que, supostamente, já recebeu treinamento adequado e está, também, capacitado para desenvolver suas atividades.
C
Não tem essa atribuição e o ACS pode identificar os casos de maus tratos, negligência, exploração e/ou abuso sexual, mas não os casos de exploração do trabalho infantil que é uma atribuição específica da Assistente Social.
D
Não tem essa atribuição, mas o ACS tem como uma das suas atividades identificar ou suspeitar de violência contra crianças e adolescentes e encaminhar, se for o caso, à US.
E
Possui essa atribuição e o ACS deve seguir a orientação recebida para as famílias sob sua responsabilidade, como uma ação de prevenção da saúde das pessoas na comunidade.