O médico está muito contente com sua aprovação no concurso de residência médica e seu primeiro estágio é na enfermaria de cardiologia. Após algumas semanas, a confiança na interpretação do eletrocardiograma e na semiologia cardíaca aumentam, mas para testar seus conhecimentos chegam os novos alunos da aula de semiologia, que estão apreensivos com a prova que se aproxima e o professor é muito exigente. Eles tiveram dificuldade em determinar o foco e a valvopatia de um senhor que se encontra internado com um sopro sistólico “panfocal”. Considerando o quadro clínico desse paciente, a orientação que poderá ajudar os alunos a estabelecer o diagnóstico do tipo de valvopatia é:
Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2018
Residência (Acesso Direto)
medico-esta-muito1085fc58881
A
as manobras que aumentam a resistência vascular periférica, como a preensão isométrica ou “Handgrip”, intensificam o sopro da insuficiência mitral e diminuem o da estenose aórtica.
B
a manobra de Valsalva aumenta o sopro da estenose aórtica e diminui o da insuficiência mitral.
C
a manobra da inspiração profunda ou de Rivero-Carvallo ajuda a diferenciar o sopro da insuficiência mitral da insuficiência tricúspide, diminuindo a intensidade do sopro na tricúspide.
D
a intensidade do sopro e da segunda bulha tem boa correlação com a gravidade da estenose aórtica, de modo que quanto maior o sopro e mais hiperfonético é o componente aórtico da B2, maior é a gravidade da estenose.