Uma menina de 4 meses de idade, em aleitamento misto (leite materno e leite de vaca) desde a primeira semana de vida, apresenta episódios frequentes de regurgitação. Há mais de um mês tem ganho ponderal insatisfatório, irritabilidade, sono inquieto e, por vezes, crises de engasgo e sufocação. A hipótese diagnóstica e sua respectiva conduta são:
Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2009
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
menina-4-meses-idade562f3db8ef
A
Estenose hipertrófica do piloro, uma anormalidade congênita do trato digestivo, a qual cursa com vômitos e, quando não diagnosticada logo, leva a quadros graves de desnutrição/Tratamento cirúrgico.
B
Refluxo gastroesofágico fisiológico, porque é comum as crianças apresentarem regurgitações até o 6º mês de vida/Tranquilizar os pais e expectar.
C
Fístula traqueoesofágica, que cursa com regurgitações ao mamar, tosse, engasgos e cianose, além de desconforto respiratório/Tratamento de correção cirúrgica.
D
Doença do refluxo gastroesofágico, com a possibilidade de ser secundária à alergia ao leite de vaca/Suspender leite de vaca, de modo que a criança deverá ficar com leite materno exclusivo, e a mãe também deverá fazer dieta com exclusão de leite de vaca e derivados.