A meningite eosinofílica é definida como a pleiocitose eosinofílica do líquor (mais de 10 eosinófilos/mm³ de líquor) e a causa mais comum, em todo o mundo, é a infecção do sistema nervoso central (SNC) por helmintos. Sobre tal patologia, assinale a alternativa correta.
Questão
GO - Instituto Ortopédico de Goiânia - IOG
2020
Residência (Acesso Direto)
meningite-eosinofilica4306912e12
A
Embora qualquer helminto possa causar meningite eosinofílica, a causa mais comum é a invasão do SNC por cisticercos da ""tênia do porco"".
B
O tratamento consiste em administrar altas doses de anti-helmínticos, de forma que ultrapassem a barreira hematencefálica, na tentativa de conter a proliferação e o desenvolvimento dos vermes.
C
O prognóstico é reservado e a doença costuma ser fatal ou deixar sequelas graves na maioria dos pacientes, uma vez que o grau de suspeição é baixo para que seja feito diagnóstico precoce.
D
As manifestações clínicas da doença costumam surgir de 1 a 3 semanas após a exposição aos vermes, o que compreende o tempo de migração dos helmintos do trato gastrointestinal ao SNC.
E
Os esteroides podem ser usados no tratamento da meningite eosinofilica como moduladores da resposta inflamatória do SNC, mas não contribuem para controle sintomático na maioria dos casos.