Um menino de 10 anos está no oitavo dia de pós-operatório de apendicectomia e é levado por seu pai, um trabalhador rural, ao Pronto Atendimento (PA) do H.E.L.G.J.. O menino teve alta no terceiro pós-operatório, em boas condições, tendo a cirurgia e o pós-operatório até a alta hospitalar transcorrido de forma satisfatória. Ao deixar o hospital, foi orientado a tomar antibiótico por mais sete dias, mas não tomou. O pai conta que há três dias seu filho se queixa de dor na incisão cirúrgica e que há dois dias a dor piorou, ficando a cicatriz mais elevada e vermelha. A criança está febril (38°C) e a incisão está bastante abaluada, quente, muito dolorosa e hiperemiada. Trata-se de uma incisão de McBurney e ainda está com os pontos. Como médico do PA, você deve:
Questão
RJ - Fundação Educacional Dom André Arcoverde - FAA (Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi - HELGJ)
2011
Residência (Acesso Direto)
menino-10-anos-esta1333fa764be
A
Retirar os pontos, receitar antibiótico e orientar o pai a levar o filho ao ambulatório do médico que o operou para seguimento.
B
Prescrever antibiótico para bactérias Gram-negativas e antiinflamatórios e reavaliar em 48 horas.
C
Reinternar a criança no serviço de clínica cirúrgica para provável relaparotomia.
D
Advertir o pai por não ter dado o antibiótico prescrito ao filho e enfatizar a necessidade de fazê-lo agora.
E
Abrir a incisão e orientar a limpeza e curativos, fazendo retornos periódicos ao ambulatório de clínica cirúrgica, para reavaliação.