Os métodos contraceptivos atualmente disponíveis têm alta eficácia e baixos efeitos colaterais, entretanto um grande número de gestações não planejadas ainda é detectado, o que reforça o papel do ginecologista na orientação e prescrição do método que mais adapte aos anseios da paciente, de acordo com seu perfil e condição clínica. Sobre tais métodos, é CORRETO afirmar:
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
metodos-contraceptivos539aea8011
A
O DIU com liberação de levonogestrel não é recomendado para pacientes com miomatose uterina ou adenomiose, sendo categoria '3' da Oms, quando os riscos são elevados.
B
As adolescentes têm a mesma chance de engravidar sem contracepção que as mulheres adultas, devendo fazer parte dos programas de contracepção oferecidos à população feminina em geral.
C
A OMS publicou orientações quanto aos métodos reversíveis, considerando diversos fatores relacionados as condições de saúde, Considerando os dispositivos intrauterinos (DIU) de Cobre como categoria 1ou 2 na lactação.
D
Os implantes subcutâneos de etonogestrel, apesar de práticos, têm seu uso limitado pela baixa eficácia em comparação aos anticoncepcionais orais.