A microcefalia congênita associada à infecção pelo vírus Zika é um problema de saúde pública que tem despertado grande interesse das autoridades por comprometer o desenvolvimento do sistema nervoso central de crianças de mães que desenvolveram infecção pelo vírus durante a gestação. Em relação a estes quadros, é CORRETO afirmar que:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2018
Residência (Acesso Direto)
microcefalia-congenita514bd2481b
A
Mães infectadas pelo vírus Zika podem apresentar quadro clínico caracterizado por rash maculopapular, febre, cefaleia, dor ocular, artralgia e mialgia, que são um conjunto de sinais e sintomas patognomônicos de infecção pelo Zika vírus.
B
Não é encontrado RNA viral no tecido neural dos pacientes em questão, o que levou à interpretação de que as alterações observadas no cérebro são mediadas exclusivamente por mecanismos imunopatológicos sem ação viral direta.
C
Alterações como microcefalia, hemorragia intraventricular, microcalcificação, agiria, adelgaçamento do manto cortical, ausência parcial ou completa do corpo caloso, são alterações observadas no sistema nervoso central dos fetos.
D
Histologicamente o tecido neural de fetos infectadas pelo vírus Zika apresentam alterações espongiformes, acompanhada de perda neuronal e gliose reativa, sem infiltrado inflamatório e com pesquisa de RNA viral negativa pela pesquisa por técnicas de biologia molecular.
E
Há alterações espongiformes e perda neuronal com visualização de frequentes inclusões citopáticas em neurônios decorrentes da ação viral sobre o citoesqueleto.