Os miomas uterinos estão entre as patologias mais comuns da ginecologia, acometendo 77% dos úteros analisados após histerectomias, independentemente da indicação da cirurgia. Sobre essa patologia, é correto afirmar que:
Questão
RJ - Hospital Naval Marcílio Dias - HNMD
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
miomas-uterinos-esta282b81d939
A
o uso de contraceptivos orais combinados está contraindicado nas pacientes portadoras de miomatose uterina, uma vez que as pesquisas demonstram estímulo ao crescimento dos nódulos, bem como a eventual formação de novos miomas.
B
leimiossarcomas são frequentemente causados por degeneração maligna de miomas.
C
o tabagismo está associado à redução na incidência de miomas.
D
a principal causa de ""crescimento uterino rápido"" em pacientes com miomatose, definido como a duplicação do volume uterino em um período de 6 semanas, é o sarcoma uterino.
E
o tratamento preferencial para os miomas deve ser guiado pelos sintomas e desejos futuros de gestação da paciente, em conjunto entre o médico e o paciente. Entretanto, mesmo nas pacientes assintomáticas e sem sinais de outras patologias secundárias, que tiveram diagnóstico incidental de miomatose uterina, é importante o tratamento, uma vez que o não-tratamento frequentemente cursa com progressão da doença e piora do prognóstico global, sendo considerado iatrogenia.