Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2024
Residência (Acesso Direto)
modelo-Determinantes6878ccfbd4
O modelo dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), desenvolvido por DAHLGREN e WHITEHEAD (1991), articula diferentes aspectos da vida humana. Este modelo vem sendo apresentado como suficiente para representar, de modo ampliado, as concepções mais atuais de saúde, doença e cuidado.



Considerando a compreensão da Saúde numa perspectiva ampliada e articulada com a determinação sociocultural, econômica e biológica apresentada, assinale a alternativa que melhor caracterizaria o “processo saúde-doença- -cuidado”.
A
A abordagem biomédica contribui para o cuidado individual, determinando quem é e quem não é portador de uma dada patologia ou agravo, bem como na decisão sobre as intervenções individuais e coletivas em saúde.
B
A dimensão sociocultural é importante fator do processo de adoecimento e da qualidade de vida, determinando o modo como as decisões governamentais se dão em relação ao enfrentamento das disparidades econômicas territoriais.
C
O modelo dos DSS reconhece a saúde e o adoecimento como resultante de múltiplas e complexas relações entre fatores intrínsecos, hereditários, ambientais e de conformação da pessoa, da sociedade e do trabalho.
D
Os determinantes sociais compreendem a saúde e a doença como processos que demandam uma escala de priorização e intervenção, com prioridade dos aspectos biológicos em detrimento da estrutura social, dos problemas e das necessidades de saúde.
E
O modelo DSS se constitui numa associação de elementos biológicos, sociais e ambientais que interferem no modo de vida das pessoas e que atuam de modo independente na gênese dos problemas de saúde.