Um morador de área livre foi encontrado desacordado por policiais, com evidências de agressão em região frontotemporal esquerda. Foi levado para centro hospitalar especializado em trauma. Após intubação orotraqueal, avaliação primária e estabilização clínica, foi feita tomografia de corpo inteiro. Identificou-se tumefação cerebral difusa, sem lesões de massa. Não foi achada lesão em nenhum outro segmento corporal. Está agora em unidade de terapia intensiva, em preparo para a colocação de cateter para monitorar a pressão intracraniana (PIC). Cuidados no pré-operatório, além de solução hipertônica intravenosa:
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2019
Residência (Acesso Direto)
morador-area-livre-foi85fa7d1398
A
Cabeceira elevada a 30 graus, manter glicemia capilar abaixo de 180 mg/dL, tolerarhipertermia leve a moderada e manter paCO₂ abaixo de 25 mmHg.
B
Decúbito horizontal (0 graus), cabeça centrada, controle da glicemia, transfusãosanguínea para manter a hemoglobina maior ou igual a 10 g/dL e controle da temperatura e da coagulação.
C
Cabeceira elevada a 30 graus, cabeça centrada, controle de glicemia e pressão arterial,transfusão sanguínea, se necessário para manter a hemoglobina maior ou igual a 10 g/dL e controle da temperatura e da coagulação.
D
Decúbito horizontal (0 graus), transfusão sanguínea se a hemoglobina for inferior a 7g/dL e sedação com tiopental.
E
Cabeceira elevada a 30 graus com lateralização da cabeça para a direita, manter paCO₂acima de 50 mmHg e transfusão sanguínea apenas se a hemoglobina for inferior a 7 g/dL.