A morfina, um opióide moderadamente potente, é administrada a pacientes na UTI para obter analgesia e sedação. Após sua administração, o efeito máximo é observado em cerca de 20 minutos, com duração dos efeitos clínicos entre 2 a 7 horas. Seus efeitos colaterais, como depressão respiratória, hipotensão bradicardia, náuseas, vômitos, prurido, entre outros, são bem conhecidos e não limitam o uso. Das assertivas abaixo, sobre farmacocinética / farmacodinâmica da morfina, marque a opção CORRETA:
Questão
RJ - Faculdade de Medicina de Petrópolis - FMP - UNIFASE
2022
Residência (Acesso Direto)
morfina-opioide740b38ebbd
A
A alta solubilidade lipídica da morfina resulta em início de ação mais lento, se comparado a opióides mais lipossolúveis, como fentanil, sulfentanil e remifentanil.
B
Como é pouco lipossolúvel, tem maior volume de distribuição e sua duração de efeito clínico é determinada mais pelo metabolismo renal que pela redistribuição dos tecidos periféricos.
C
O metabolismo da morfina produz vários derivados ativos, destacando-se entre eles, a morfina-6-glicorunida, menos potente que o fármaco precursor
D
A morfina apesar de metabolizada pelo fígado, necessita de ajustes para dose menores em pacientes com insuficiência renal.