“A mortalidade infantil em 2016 interrompeu décadas de queda de mortes de bebês no Brasil, mostram dados do Ministério da Saúde. Pela 1ª vez desde 1990, o país apresentou alta na taxa: foram 14 mortes a cada mil nascidos em 2016; um aumento de 4,8% em relação a 2015, quando 13,3 mortes (a cada mil) foram registradas." Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/brasil-registraalta-de-mortalidade-infantil- apos-decadas-de-queda.ghtml. Acesso em 16 julho 2018. Uma grande proporção desses óbitos ocorre no período precoce (mortalidade neonatal precoce). Sobre a taxa de mortalidade infantil precoce, assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
ES - Hospital Evangélico de Cachoeira de Itapemirim - HECI
2019
Residência (Acesso Direto)
mortalidade-infantil898530d591
A
A taxa se apresenta pelo número de óbitos de 0 a 6 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
B
A taxa reflete, de maneira geral, as condições socioeconômicas e de saúde da mãe, bem como a adequação da assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido
C
A taxa é muito precisa, pois necessita de análise da declaração de óbito, que é sempre preenchida após criteriosa avaliação técnica
D
Os Comitês de Prevenção a Óbitos Infantil e Fetal realizam a investigação dos óbitos, sendo a entrevista domiciliar uma etapa da vigilância desses óbitos.