Um motoqueiro de 22 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico na Marginal Pinheiros, tendo sofrido traumatismo cranioencefálico grave. Evoluiu em coma arresponsivo, aperceptivo e em Glasgow 3T. Não tem mais reflexos de tronco, sendo aventada a possibilidade de abertura de protocolo de morte encefálica (ME). Ao exame físico, encontrava-se sem sedação há mais de 24 h, com pressão arterial de 110 x 72 mmHg, em uso de noradrenalina, com frequência cardíaca de 108 bpm, saturação de oxigênio de 95%, sob ventilação mecânica, e temperatura esofágica de 35,5 °C. Apresenta poliúria. Exames laboratoriais mostraram: sódio 172 mEq/L; potássio 3,5 mEq/L; creatinina 1,2 mg/dL; ureia 68 mg/dL; hemoglobina 12,8 g/dL; leucócitos 16.800 /mm³ ; e plaquetas 178.000 /mm³. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2020
Residência (Acesso Direto)
motoqueiro-22-anos12711a3d976
A
O protocolo de ME deve ser aberto, o intervalo mínimo entre os dois exames clínicos deve ser de 1 h e a declaração de óbito deve ser feita pelo médico do Instituto Médico Legal (IML).
B
O protocolo de ME não deve ser aberto, pois a hipernatremia é uma causa de coma reversível que deve ser corrigida previamente.
C
O protocolo de ME deve ser aberto, o intervalo mínimo entre os dois exames clínicos deve ser de 1 h e a declaração de óbito deve ser feita pelo médico assistente, caso a família autorize a doação de órgãos.
D
O protocolo de ME deve ser aberto somente após a autorização dos familiares.
E
O protocolo de ME deve ser aberto, o intervalo mínimo entre os dois exames clínicos deve ser de 6 h e a declaração de óbito deve ser feita pelo médico do IML.