Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
mulher-23-anos-idade1024797b578
Uma mulher de 23 anos de idade, com antecedentes de lúpus eritematoso sistêmico com atividade articular bem controlada, em uso de hidroxicloroquina, compareceu ao pronto‑socorro com quadro agudo de tosse, dispneia, febre, náusea e mal‑estar, desidratação, piora das dores articulares e rash malar. Nos exames admissionais, constatou‑se ureia de 88 e creatinina de 2,1. Foi notada a presença de consolidação em base direita nos raios X de tórax. A paciente fez exames ambulatoriais recentes que não apresentaram alteração na função renal.

Com base nessa situação hipotética, quanto à investigação da etiologia da injúria renal apresentada, assinale a alternativa que apresenta o tratamento correto.
A
Além de hidratar a paciente, a depender da evolução clínico laboratorial, seria prudente solicitação de C3, C4 e anti‑DNA, além da avaliação de possível proteinúria.
B
Além de hidratar a paciente, a depender da evolução clínico laboratorial, seria prudente solicitação de C3, C4 e anti‑la, além da avaliação de possível proteinúria.
C
Paciente já possui indicação de biópsia renal para determinar a classe da nefrite lúpica apresentada.
D
Além de hidratar a paciente, a depender da evolução clínico laboratorial, seria prudente solicitação de C3, C4 e P‑ANCA, como também de avaliação de possível proteinúria.
E
Além de hidratar a paciente, a depender da evolução clínico laboratorial, seria prudente a solicitação de C3, C4 e anti‑histona, como também de avaliação de
possível proteinúria.