Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2023
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
mulher-25-anos-idade98e3b1e4dc
Uma mulher de 25 anos de idade, envolvida em uma briga doméstica, é levada ao pronto-socorro com um ferimento por arma branca (facada) no pescoço, à esquerda. Na admissão, encontra-se normotensa, com vias aéreas pérvias, sem sinais ou sintomas de dificuldade respiratória, e o exame neurológico está normal. O exame físico do pescoço revela uma única ferida de 2 cm, anterior ao músculo esternocleidomastoideo, na altura da cartilagem tireoide. Há um hematoma pulsátil com sopro associado e crepitação importante à palpação. Radiografias simples demonstram enfisema subcutâneo, sem desvio de traqueia e sem pneumotórax.

Considerando esse caso clínico, assinale a alternativa correta, quanto à classificação do ferimento e à conduta mais adequada.
A
A paciente apresenta ferimento penetrante em zona III, com risco de lesões em artérias, veias, nervos, laringe, traqueia e esôfago. 
B
A paciente apresenta ferimento penetrante em zona II, com indicação de cervicotomia imediata.
C
A paciente apresenta ferimento penetrante em zona II, com estabilidade hemodinâmica, o que permite a conduta de manejo conservador seletivo.
D
A paciente apresenta ferimento penetrante em transição entre zonas I e II, havendo indicação de radiologia intervencionista, pois o acesso cirúrgico nessa região é muito difícil.
E
A paciente apresenta ferimento em zona II, com indicação de cervicotomia imediata e ligadura dos vasos com evidência de sangramento.