Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
mulher-27-anos-idade11617f3f374
Uma mulher de 27 anos de idade, doente renal crônica dialítica devido à nefrite lúpica, com perdas de duas gestações prévias e AVC isquêmico há um ano, compareceu ao hospital com edema assimétrico de membro inferior esquerdo, realizou usg Doppler, confirmando diagnóstico de tvp. A paciente apresentou os seguintes valores para os sinais vitais: PA 145 x 95; FC 89 bpm; sat. 99% em ar ambiente; FR 15 irpm; e livedo reticular notado em membros inferiores. Estava consciente e orientada, e com extremidades quentes. Ainda em ambiente de observação no pronto‑socorro, a paciente relatou que possuía condições financeiras para a compra de medicamentos e desejava tratar‑se em casa.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta.
A
A paciente pode ter alta com apixabana via oral, devido ao fato de este ser o anticoagulante oral direto com menor metabolização renal.
B
A paciente pode ter alta com rivaroxabana, devido à sua metabolização ser predominantemente hepática.
C
A paciente deve ser internada para avaliar possíveis complicações devido aos antecedentes apresentados, realizar início de anticoagulação com heparina endovenosa e transição para apixabana oral no momento da alta.
D
A paciente deve ser internada, anticoagulação endovenosa com heparina e início de marevan até inr próximo ao alvo.
E
A paciente deve ser internada, e, assim, deve‑se proceder à anticoagulação com heparina de baixo peso molecular (enoxaparina) e dar início a marevan até inr próximo ao alvo.