Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2022
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
mulher-29-anos-idade8023561466
Uma mulher de 29 anos de idade, portadora de polipose adenomatosa familiar (PAF), foi submetida a proctocolectomia total laparoscópica profilática há cinco anos. Tem abaulamento em cicatriz de trocarte. Refere crescimento mais acentuado nos últimos seis meses. Vem tendo dor, refratária a dipirona e antiinflamatório, precisando fazer uso de morfina. Fez a tomografia ilustrada a seguir e biópsia.



O exame histopatológico evidenciou fibromatose tipo desmoide. A respeito do caso em questão e do comportamento biológico da doença, assinale a alternativa correta:
A
Trata-se de neoplasia mesenquimal com comportamento localmente agressivo. O tratamento inicial dever ser a ressecção radical com margem tridimensional de 2 cm.
B
Trata-se de neoplasia benigna, sem risco de disseminação metastática. Portanto, devemos otimizar a analgesia e manter seguimento clínico.
C
Considerando-se o antecedente da paciente, o diagnóstico mais provável é metástase de câncer colorretal. Deve-se instituir tratamento sistêmico com oxaliplatina e solicitar nova biópsia.
D
Considerando-se a morbidade da ressecção cirúrgica e o alto índice de recidiva local, devem ser considerados, inicialmente, tratamentos não operatórios, como tamoxifeno, inibidores seletivos da COX-2 ou, até mesmo, quimioterapia sistêmica.