Uma mulher de 30 anos, GI P0, grávida de 10 semanas de gestação (pela DUM e por ultrassonografia de 8 semanas), chega ao pronto socorro chorando e relata que há uma hora está apresentando sangramento vaginal e dor leve em baixo ventre do tipo cólica. Ao exame: PA:120/80mmhg, FC: 90 bpm, temperatura: 36,6 °C. Ao exame ginecológico: genitália externa sem alterações, presença de pequena quantidade de sangue em cavidade vaginal, colo fechado. Diante da situação, assinale o que for correto.
Questão
PR - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais) (Hospital Wallace Thadeu de Mello e Silva)
2017
Residência (Acesso Direto)
mulher-30-anos-GI-P080923f4cf2
A
Trata-se de uma ameaça de aborto. A conduta indicada seria: exames laboratoriais, ultrassonografia, e se gestação viável, repouso relativo e acompanhamento ambulatorial.
B
Aborto precoce é o que ocorre nas 12 primeiras semanas e tem como principal causa as alterações cromossômicas.
C
Os principais exames a serem solicitados seriam o hemograma e a tipagem, e o próximo passo seria a realização da curetagem uterina evacuadora.
D
Trata-se de abortamento por incompetência istmo cervical, e a paciente deve ser orientada sobre a necessidade de cerclagem do colo uterino na próxima gestação.