Uma mulher de 37 anos de idade, acompanhada por uma amiga, é trazida pelo SAMU à emergência apresentando quadro de vômitos e sinais de embriaguez. A acompanhante relata que a paciente havia feito uso de álcool, maconha e cocaína e que desconhece se ela tem doenças prévias, se usa alguma medicação ou se tem alergia a medicamentos.
A paciente encontra-se na sala de emergência apresentando mau estado geral, com abertura ocular ao estímulo doloroso, emitindo sons
incompreensíveis e localizando dor. Está desidratada, emagrecida, com ritmo cardíaco regular sem sopros, bulhas normofonéticas, murmúrio vesicular diminuído em base de hemitórax esquerdo, com roncos difusos em ambos os pulmões; pupilas isocóricas e isofotorreagentes, sem distúrbios oculares. Ao exame físico, apresenta temperatura axilar = 35 °C, FC = 65 bpm, FR = 14 ipm, PA = 100x60 mmHg, glicemia capilar = 60 mg/dl.
Diante do quadro clínico, o médico pede à equipe de enfermagem para administrar 1 000 ml de cloreto de sódio 0,9% e 3 ampolas de solução glicosada 50% intravenosa. Após ser executada a prescrição médica, a paciente evolui com agitação psicomotora, agressividade, alucinações e nistagmo.
Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. A paciente tem indicação imediata de intubação orotraqueal.
II. A história clínica e o exame físico sugerem broncoaspiração.
III. Para evitar confusão mental e nistagmo, deve-se administrar tiamina após a glicose.
IV. Para a avaliação do quadro é necessário solicitar hemograma, sódio, potássio e perfil hepático.
V. O naloxone é uma opção terapêutica para o caso.
É correto apenas o que se afirma em