Uma mulher de 45 anos procura o pronto-socorro com queixa de dor abdominal há 3 dias em região epigástrica e hipocôndrio direito, de intensidade crescente, associada a náusea e vômitos. Refere sudorese e calafrios, porém não aferiu temperatura corporal. Além disso, apresenta urina de coloração escurecida. A paciente nega episódios anteriores e não possui antecedentes pessoais relevantes.

Ao exame físico, apresenta regular estado geral, corada e hidratada; ictérica 2+/4+; frequência cardíaca de 108 batimentos por minuto; pressão arterial de 110 × 70 mmHg; saturação de oxigênio de 97% em ar ambiente; frequência respiratória de 23 incursões respiratórias por minuto; e temperatura axilar de 38,5 °C; abdome doloroso à palpação em região epigástrica e em hipocôndrio direito.
Os exames laboratoriais apresentaram o seguinte resultado:

Ultrassonografia de abdome: vesícula biliar de paredes finas, com múltiplos pequenos cálculos em seu interior, e moderada dilatação de vias biliares, sem evidência de fator obstrutivo ao método; fígado e pâncreas estavam sem alterações.
Acerca do quadro dessa paciente, qual é a principal hipótese diagnóstica e a conduta imediata adequada?