Uma mulher de 77 anos, professora de matemática aposentada, faz sua primeira visita à unidade básica de saúde (UBS) após mudar-se de região. Ela vai à consulta porque está sentindo dificuldade para segurar objetos e percebe que sua mão está mais fria. Conta que sente dor e formigamento na mão direita, os quais começaram subitamente ontem, por volta das 15h; ela não apresenta outras queixas. A paciente faz tratamento para hipertensão e para diabetes diagnosticados há mais de 10 anos. Ela toma, regularmente, enalapril 10 mg de manhã e metformina 850 mg, 3 vezes ao dia. Suas mucosas estão bem coradas e a ausculta cardíaca revela um ritmo irregularmente irregular com uma frequência aproximada de 60 a 80 batimentos por minuto e, ao exame, é possível perceber uma variação na intensidade do som da primeira bulha cardíaca de batimento para batimento. Além disso, não é possível visualizar onda a normal no pulso venoso jugular. O médico, então, examina a mão direita de forma comparativa e conclui que a mão está mal perfundida. A mão da paciente está pálida e o pulso radial direito está mais fraco se comparado com o esquerdo. O enchimento capilar está lentificado nos dedos da mão direita.

A imagem a seguir apresenta um eletrocardiograma (ECG).

Considerando o quadro clínico dessa paciente, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Com base no ritmo cardíaco observado pelo médico no exame físico, qual é o diagnóstico clínico mais provável? Caso seja escrito mais de um diagnóstico, será considerado apenas o primeiro. (valor: 3,0 pontos)
b) Cite três fatores de risco dessa paciente para o desenvolvimento da alteração de ritmo verificada no ECG. Serão pontuados apenas os três primeiros fatores indicados. (valor: 3,0 pontos)
c) Quais devem ser as condutas médicas em relação à queixa principal da paciente? Definir quatro condutas. Serão pontuadas apenas as quatro primeiras condutas indicadas. (valor: 4,0 pontos)