Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
mulher-90-anos-idade1037f3446d1
Uma mulher de 90 anos de idade, diabética e hipertensa, acometida de doença de Alzheimer há 15 anos encontrava‑se acamada, dormindo a maior parte do dia, com necessidade de assistência para banho e alimentação adaptada em pequena quantidade. A paciente achava‑se incapaz de realizar outras atividades.

Ela foi levada ao pronto‑socorro pelo esposo e pelo filho, devido à redução importante da ingestão alimentar, ocorrida há quatro dias, no pós‑engasgar do jantar. Foi recebida como não contactante, taquipneica, com roncos e crepitantes difusos, e sinais de esforço respiratório, hipotensa e com perfusão lentificada.

Assinale a alternativa que representa o comentário adequado sobre a situação hipotética apresentada.

A
Caso a paciente evoluísse para a fase ativa de óbito, deve‑se recomendar a realização de morfina 2 mg de 4 em 4 horas, podendo ser aumentada sem dose máxima, até ter o conforto de paciente. Assim, quanto maior for a dosagem de morfina, maior será o conforto respiratório.
B
Caso a paciente apresente melhora do quadro infeccioso atual, deve ser indicada via alternativa de dieta (sonda nasoenteral), para a redução do risco de broncoaspiração.
C
A primeira medicação de escolha para a sedação paliativa é o fentanil.
D
A via alternativa de dieta nessa fase não aumenta a expectativa de vida, não melhora o status nutricional e não reduz o risco de broncoaspiração.
E
Propantelina, escopolamina e atropina são medicações indicadas para o controle de sialorreia e da hipersecreção pulmonar. No entanto, a escopolamina deve ser via nebulização para atingir tal efeito.