Questão
Revalida Nacional - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
2024
Revalida
mulher-com-26-anos239733dd260
Discursiva
Uma mulher com 26 anos, primigesta, na 40ª semana procura o pronto atendimento do hospital com queixa de contrações. Não tem comorbidades e o acompanhamento pré-natal ocorreu sem particularidades. Ao ser examinada, encontra-se em bom estado geral, contactuante, corada, hidratada e afebril. O exame físico geral não apresenta anormalidades.

Ao exame obstétrico, verificam-se: altura uterina: 34 centímetros; dinâmica uterina: 2 contrações de 25 segundos, com dor moderada em 10 minutos; batimentos cardíacos fetais: 124/140/128 bpm (antes/durante e após a contração, respectivamente); toque vaginal: colo médio, 2 centímetros de dilatação, cefálico, plano - 3 (menos 3) de DeLee, bolsa Íntegra.

A gestante refere estar tranquila e confiante, mora perto do hospital e tem meio de transporte próprio. Diz que, se for possível e seguro, gostaria de ir para casa, mas pede informações de métodos e formas de lidar com a dor.

Com base no quadro clínico descrito, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Essa parturiente está na fase ativa do trabalho de parto? Justifique sua resposta (valor: 4,0 pontos)

b) É indicada a internação para essa paciente? Justifique sua resposta. (valor: 2,5 pontos)

c) Cite três métodos não farmacológicos de alívio da dor que a paciente pode utilizar. Observação: só serão considerados os três primeiros métodos citados. (valor: 1,5 ponto)

d) Cite dois sinais de alerta a que a parturiente deve estar atenta e que podem indicar a necessidade de nova avaliação.

Observação: só serão considerados os dois primeiros sinais de alerta. (valor: 2,0 pontos)