Questão
Revalida Nacional - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
2015
Revalida
mulher-com-52-anos240ac2d41c5
Discursiva
Uma mulher, com 52 anos de idade, diagnosticada como portadora de diabetes melito e hipertensão arterial em atendimento no Pronto Socorro, comparece à Unidade de Saúde da Família de seu bairro para
sua primeira consulta médica. Ela conta que trabalha em casa, tem dois filhos gêmeos idênticos, com 17 anos de idade, e uma filha adotiva com 7 anos de idade. O marido tem 54 anos de idade, é marceneiro e está desempregado. O casal está em conflito, devido ao consumo diário de álcool do marido há 6 anos. Os pais dela faleceram por complicações cardíacas, a mãe recentemente, com 78 anos de idade e o pai com 73 anos de idade, assim como sua sogra, com 70 anos de idade. Ela conta que cuida do sogro de 80 anos de idade, aposentado, porque ele apresenta sequelas de um acidente vascular cerebral, e por essa razão, reside em seu domicílio, no entanto, ele não quer ir ao médico para se tratar.

Com base nessa história familiar e no trabalho em Estratégia de Saúde da Família, faça o que se pede nositens a seguir.

a) Faça o genograma desta família.

b) Cite cinco problemas clínicos e/ou psicossociais apresentados nesse caso que indicam a necessidade da abordagem ou avaliação familiar. 

c) Descreva a fase ou etapa ou momento do ciclo vital em que se encontra esta família. 

d) Cite cinco itens que evidenciam que a interpretação do genograma familiar pode qualificar o cuidado aos pacientes e às famílias.