Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
mulher-comparece-a79626efa9b
Uma mulher comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) com seu filho caçula de 7 anos de idade. Segundo ela, o menino acordou chorando e reclamando de “dor no ouvido”. Ao exame clínico, a médica de família constata que a membrana timpânica está íntegra, mas percebe que há um besouro impactado junto a ela. Ante o caso exposto, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada a ser realizada pela médica.
A
Encaminhar o paciente, imediatamente, ao centro de referência especializado em otorrinolaringo- logia, pois o procedimento de remoção do inseto não pode ser realizado na UBS.
B
Encaminhar o paciente, imediatamente, ao centro de referência especializado em urgências e emergências, pois o procedimento de remoção do inseto não pode ser realizado na UBS.
C
Prescrever analgésico para o paciente e orientar que este retorne em 24 horas, para que se tente remover o inseto já morto.
D
Administrar analgésico para o paciente e proceder à lavagem vigorosa do ouvido com soro fisiológico, com o auxílio de seringa de 20 mL ou maior.
E
Proceder à imobilização do inseto com a introdução de substância oleosa, ou lidocaína, ou éter, ou acetona, no conduto auditivo e prescrever analgésico para o paciente.