Uma mulher jovem ingressou no pronto‑socorro com febre, mal‑estar e erupção cutânea morbiliforme no tronco e nos membros superiores e inferiores. Há aproximadamente três semanas, ele havia iniciado uso de fenitoína 100 mg de 8/8h, para tratamento de epilepsia primária. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2024
Residência (Acesso Direto)
mulher-jovem-ingressou494204d528
A
Devem‑se solicitar hemograma e marcadores de lesão hepática, na presença de linfocitose atípica, eosinofilia e elevação de transaminases, e tem‑se o diagnóstico de síndrome de Dress.
B
O quadro sugere exantema secundário à fenitoína. Não são necessários exames adicionais para a realização do diagnóstico e da definição da conduta, já que o diagnóstico de farmacodermia é clínico.
C
Pelo quadro febril e sistêmico, entram nos diagnósticos diferenciais Stevens‑Johson e necrólise epidérmica tóxica, que se diferem pelo nível de acometimento da superfície corpórea, uma vez que a síndrome de Stevens‑Johnson representa a manifestação mais grave, com acometimento cutâneo maior que 30%.
D
Há indicação de corticoterapia e adrenalina intramuscular para essa paciente.
E
O quadro é sugestivo de erisipela.