Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
nascimento-neonato-com73de5f303e
O nascimento de um neonato com 39 semanas de idade gestacional transcorreu sem problemas. A mãe recebera espiramicina até a 36a semana em função do diagnóstico de toxoplasmose gestacional. Em seu histórico, constava sorologia IgM reagente, em material coletado na 20a semana, com teste de avidez de IgG de 80% (alta). Pesquisa de DNA por amniocentese não havia sido realizada. Diante desse quadro, qual a conduta mais adequada para o recém-nascido?
A
Não solicitar exames nem investigação, pois a infecção materna ocorreu antes da gestação.
B
Solicitar sorologias IgM/IgG, fundoscopia, avaliação do sistema nervoso central por ultrassonografia ou tomografia computadorizada; se os resultados dos exames estiverem normais, seguir apenas ambulatorialmente com repetição mensal dos títulos e monitorização clínica.
C
Solicitar sorologias IgM/IgG, fundoscopia, avaliação do sistema nervoso central por ultrassonografia ou tomografia computadorizada e punção lombar; se os resultados dos exames estiverem normais, seguir apenas ambulatorialmente com monitorização clínica.
D
Solicitar sorologias IgM/IgG, fundoscopia, avaliação do sistema nervoso central por ultrassonografia ou tomografia computadorizada e iniciar tratamento imediatamente com sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico.