Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2024
Concursos para Médicos
neuromodulaca683f4dd951
A neuromodulação se apresenta como opção terapêutica cada vez mais frequente para os transtornos mentais, em particular aqueles com má resposta ao tratamento farmacológico. O motivo para o uso crescente da neuromodulação em psiquiatria é a evidência de alterações funcionais e conectivas entre regiões cerebrais, as quais a neuromodulação poderia, teoricamente, reverter.

Sobre os aspectos neurobiológicos do Transtorno de Pânico e da aplicação da neuromodulação, é correto afirmar que
A
Estudos de neuroimagem demonstraram disfunções entre o hipocampo e a amígdala no Transtorno do Pânico, indicando essas regiões como alvos para estimulação magnética transcraniana.
B
Anormalidades na conexão entre o córtex pré-frontal e o sistema límbico ocasionam desinibição de circuitos da amígdala, de modo a propiciar os ataques de pânico.
C
Estudos com estimulação magnética transcraniana obtiveram resultados positivos com a estimulação de alta frequência sobre a amígdala.
D
A estimulação de baixa frequência sobre o córtex pré-frontal tem função ativadora sobre esta região, com resultados robustos em pacientes com ataques de pânico.
E
Está aprovado atualmente no Brasil o tratamento com estimulação magnética transcraniana em pacientes com Transtorno de Pânico refratários ao tratamento farmacológico convencional.