A neuropatia diabética, uma das principais complicações que aparece com o tempo de evolução do diabetes mellitus é caracterizada pela degeneração progressiva dos axônios das fibras nervosas. Engloba um grupo heterogêneo de manifestações clínicas, podendo ser focal ou difusa. De acordo com a Linha Guia de Diabetes mellitus, não está caracterizada adequadamente a afirmativa:
Questão
MG - Casa de Caridade de Alfenas NSP Socorro - CCANSPS
2018
Residência (Acesso Direto)
neuropatia-diabetica540247841a
A
A Polineuropatia sensitiva simétrica distal é a forma mais comum de neuropatia diabética. Quando presentes, os sintomas mais comuns são dor em queimação, parestesias e hiperestesia.
B
A forma mais importante, do ponto de vista clínico, é a neuropatia autonômica cardiovascular que se relaciona à morte súbita e à isquemia miocárdica silenciosa.
C
Outras neuropatias autonômicas (respiratória, digestiva e genitourinária) podem manifestar-se por constipação intestinal, gastroparesia, intolerância ao exercício e disfunção erétil.
D
O controle rigoroso da glicemia não se mostrou eficaz para prevenir a Polineuropatia sensitiva simétrica distal ou a neuropatia autonômica, que surgem invariavelmente decorridos 5 ou mais anos após o diagnóstico do diabetes.