Questão
SP - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC USP
2024
Residência (Acesso Direto)
nicotina-presente10451b5ec7d
A nicotina, presente no tabaco, é uma substância psicoativa que atua no sistema nervoso central, estimulando áreas ligadas à motivação, prazer e recompensa. A dependência está relacionada a rapidez do efeito, levando a liberação de dopamina, resultando em sensações de prazer e redução da ansiedade. O bloqueio do sistema GABA intensifica essas sensações, levando a tolerância e dependência. A meia-vida curta da nicotina causa sintomas de abstinência, como irritação e ansiedade. Essas características levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluir o tabagismo como transtorno mental decorrente do uso de substâncias psicoativas. Qual dos seguintes critérios NÃO é considerado como diagnóstico de dependência?
A
Desejo forte e compulsivo para consumir a substância (fissura ou craving) e dificuldade para controlar o uso (início, termino e níveis de consumo).
B
Estado de abstinência fisiológica diante da suspensão ou redução, caracterizado por síndrome de abstinência e consumo da mesma substância ou similar, com a intenção de aliviar ou evitar sintomas de abstinência (reforço negativo).
C
Evidência de tolerância, ou seja, necessidade de doses crescentes da substância para obter os efeitos produzidos anteriormente com doses menores.
D
Abandono progressivo de outros prazeres em detrimentos do uso de substâncias psicoativas e aumento do tempo empregado para conseguir ou consumir a substância ou recuperar-se de seus efeitos.
E
Interrupção no uso somente após evidentes consequências, como câncer pelo uso do tabaco, humor deprimido ou perturbações das funções cognitivas relacionada com a substância.