A notificação é obrigatória nos casos de sífilis adquirida, sífilis em gestante, sífilis congênita, hepatites virais B e C, AIDS, infecção pelo HIV, infecção pelo HIV em gestante, parturiente ou puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical do HIV. Sendo INCORRETO, apenas, que:
Questão
SP - Associação da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos - SCO
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
notificaca-e456bbccd9d
A
quanto aos casos de HIV/AIDS, as fontes utilizadas para a obtenção dos dados são as notificações compulsórias no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
B
Os dados obtidos no Sistema de Informação de Exames Laboratoriais (Siscel), no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do qual são selecionados os óbitos cuja causa básica foi o HIV/ AIDS (CID10: B20 a B24).
C
A notificação é obrigatória conforme portaria vigente do Ministério da Saúde.
D
Ressalta-se que a vinculação da dispensação dos ARV à notificação do caso não implicará o bloqueio da entrega dos ARV à PVHIV. A notificação deve ser feita em qualquer fase da vida das mulheres, das suas parcerias sexuais e das crianças, no momento do diagnóstico ou, mas não retroativamente.