Em relação ao novo modelo de Financiamento da Atenção Básica, promulgado pela Portaria 2.979, de 12 de novembro de 2019, pode-se afirmar:
Questão
SP - Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (Hospital Electro Bonini - HEB)
2022
Residência (Acesso Direto)
novo-modelo21fd103709
A
Apresenta três componentes de custeio da Atenção Primária em Saúde (APS): piso per capita da população estimada para o território, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
B
A Portaria No 29, de 16 de abril de 2020, determina que o Programa Previne Brasil será implementado no país após o término ou estabilização da pandemia pelo vírus covid-19.
C
Com a efetivação do novo modelo, as medidas instituídas pela Emenda Constitucional No 95 serão revogadas, passando a não haver correção anual das despesas federais com o setor saúde.
D
Os recursos passam a ser transferidos na modalidade fundo a fundo, de forma regular e automática, e repassados pelo Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde.
E
Dados concernentes a sistemas de informação como SCNES e SISAB não influenciam a avaliação por desempenho das equipes, uma vez que esse processo se baseia apenas no e-SUS.