A obesidade mórbida é uma doença metabólica associada a inúmeros problemas clínicos. As alterações clinicas necessitam ser cuidadosamente consideradas quando se pretende oferecer ao indivíduo a cirurgia de redução de peso. Sobre essas alterações clinicas a ser considerada nos pacientes que serão submetidos a cirurgia bariátrica, marque a alternativa INCORRETA:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2019
Residência (Acesso Direto)
obesidade-morbida-e508a54bb8d
A
A artrite e a doença articular degenerativa constituem o grupo mais comum de comorbidade encontradas no paciente gravemente obeso. Mais da metade dos pacientes obesos candidatos a cirurgia de redução de peso, possui alguma forma dessas condições com frequência em grau avançado.
B
A colelitíase é a mais prevalente das condições gastrointestinais e a colecistectomia dever ser realizada simultaneamente com a cirurgia para redução de peso. A incidência de formação de cálculos biliares e lama biliar depois da derivação gástrica é de aproximadamente 30%.
C
A apneia obstrutiva do sono está presente em um número significativo de pacientes candidatos à cirurgia de redução de peso. Os pacientes com históricos sugestivos de apneia do sono clinicamente significativa, necessitam ser submetidos a testes pré- operatórios de estudo do sono.
D
O paciente com hepatite esteatótica não alcoólica associada a cirrose hepática ou a hipertensão portal não constituem contraindicação para a cirurgia de redução de peso. A biopsia hepática não deve ser realizada nos pacientes no momento da cirurgia bariátrica pelo risco de sangramento.
E
A doença do refluxo gastresofágico é comum em pacientes gravemente obesos devido ao aumento da pressão abdominal e ao esfíncter esofágico inferior encurtado. A endoscopia digestiva alta pré-operatória esta indicada para todos esses pacientes para identificar o esôfago de Barrett e a presença de hérnias de hiato.