“O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. ” (Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.). Abaixo são listadas várias ações realizadas na assistência pré-natal para atingir os objetivos acima. Assinale a alternativa que apresenta recomendações incompatíveis com a boa assistência a pacientes gestantes:
Questão
ES - Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
objetivo916d07872c
A
A orientação às mulheres e seus familiares sobre a importância do pré-natal, da amamentação e da vacinação é papel de todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência pré-natal (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros).
B
O Ministério da Saúde do Brasil recomenda um número mínimo de 6 consultas de pré- natal com intervalos mensais até a 28ª semana, e quinzenais, da 28ª até a 41ª semana.
C
São considerados sinais de certeza de gravidez a presença de batimentos cardíacos fetais que podem ser detectados a partir de 12 semanas com o sonar, percepção dos movimentos fetais que se inicia entre 18 e 20 semanas e também a ultrassonografia, que é capaz de identificar o saco gestacional com 4 a 5 semanas e os batimentos cardíacos do embrião com 6 semanas.
D
A identificação de alguns fatores de risco no pré-natal permitem que o acompanhamento seja realizado pela equipe de atenção básica, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento para pré-natal de alto risco. Podemos citar como exemplo dessa situação ganho de peso inadequado, anemia leve e infecção do trato urinário.
E
Na primeira consulta de pré-natal devemos realizar anamnese e exame físico completos e solicitar os seguintes exames complementares: hemograma, tipagem sanguínea e fator Rh, glicemia, VDRL, anti-HIV, IgM e IgG para toxoplasmose, HBsAg, EAS, urocultura, ultrassonografia obstétrica e atualizar a colpocitologia oncótica se necessário.