O organismo feminino sofre mudanças anatômicas e funcionais durante a gravidez, adaptando-se à presença do feto em desenvolvimento. Quais adaptações fazem parte desse período?
Questão
Revalida - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2023
Revalida
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
organismo-feminino242cf3caad
A
Aumento do volume sanguíneo materno, atingindo valores 30 a 50% maiores do que os níveis prégestacionais, não guardando qualquer relação com a quantidade de tecido trofoblástico presente e estimulação direta dos receptores de TSH pela HCG.
B
Alteração na regulação da tireoide devido à diminuição no nível de iodo sérico consequente a um aumento da sua depuração renal, aumento da proteína carreadora dos hormônios tireoideanos (THBG) e estimulação direta dos receptores de TSH pela HCG.
C
Redução da glicemia basal materna na fase catabólica da gravidez, visando ao armazenamento de gordura, glicogênese hepática e transferência de glicose para o feto, sendo desencadeadas pelos hormônios sexuais placentários (estrógeno e progesterona).
D
Enrijecimento das articulações de um modo geral, com diminuição de sua elasticidade, predispondo a gestante a dores crônicas, entorses, luxações e até fraturas e glicogênese hepática.